Programação



II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOCIEDADE, DIREITOS E JUSTIÇA COGNITIVA

 PROGRAMAÇÃO 


REUNIÃO ACADÊMICA (1) 


Data: 26/05/ 2015 - 15:00h – Local: Auditório do NEPSA (Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - UFRN. Campus Lagoa Nova, Natal/RN. Fone: +5584 3215-3466.

RODA DE CONVERSA – TROCA DE EXPERIÊNCIA

Coordenação: Professor Doutor João Bosco de Araújo Costa (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN); Professora Doutora Vânia de Vasconcelos Gico (Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais – OBES - PGCS-UFRN).

Expositores: José Manuel Pureza (Professor Doutor, Diretor Científico do Centro de Estudos Sociais – CES. Universidade de Coimbra); João Paulo Dias (Professor Doutor, Diretor Executivo do Centro de Estudos Sociais - CES. Universidade de Coimbra).

Pauta: Reunião com Docentes e Discentes da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, para conhecer as experiências do Centro de Estudos Sociais (CES) e intercambiar conhecimentos. Em um segundo momento, apresentar outros Grupos de Estudo, Pesquisa e Pós-Graduação da UFRN, bem como instituições de Pós-Graduação em Educação e Direito, a exemplo da UERN, o IFRN, UFERSA, UNI-RN, interessados em firmar protocolos de Convênio com o CES.



GRUPOS DE TRABALHO


Data: 27/05/2015 - 9:00 às 12:00h - 30 vagas – Local: UFRN- CCHLA- Setor II- Sala C5.      

GT 1- PLURALISMO JURÍDICO: MORALIDADES E AS “NOVAS JUSTIÇAS”

Coordenação: Carolina Batista (UFPB); Estevam Dedalus (UFRN); André Luiz de Lima -Doutorando do PPGCS - (Observatório Boa -Ventura de Estudos Sociais - UFRN).

Enviar os resumos para: Estevam Dedalus (estevam_dedalus@yahoo.com.br);
André Luiz de Lima (luandre2@bol.com.br). 
                     
EMENTA: Esse GT tem como objetivo constituir um espaço de discussão entre pesquisadores de diversas áreas interessados na atualidade das praticas jurídicas como construção de moralidades e suas relações com as ideias de “novas justiças”. Enquanto caminho aberto, o pluralismo jurídico, se constitui como chave de compreensão das categorias socialmente objetivadas de justiça, como também de novas gramáticas morais e retóricas jurídicas. Interessa, portanto, pensar de que maneira o conceito de justiça vem se afirmando e redefinindo, na medida em que este também implica amplas configurações de moralidade e conflito. Como pode então a sociologia apresentar um campo de análise em que noções de justiça e moralidade possam gravitar na contemporaneidade? O grupo pretende de forma ampliada dialogar com vários campos do conhecimento, discutir a agência e as instituições que conformam os novos paradigmas de justiça.



Data: 27/05/2015- 9:00 às 12:00h - 30 vagas – Local: UFRN- CCHLA- Setor II- Sala A4.      


GT 2 - “AS MULHERES NÃO SÃO HOMENS”: DIREITOS DA MULHER, EMANCIPAÇÃO SOCIAL E COGNITIVA.

Coordenação: Maria da Conceição (UFRN) Doutoranda do PPGCS.

  Enviar os resumos para: Maria Conceição (conceicaommm@gmail.com).

EMENTA: O GT tem como proposta articular pesquisadoras e pesquisadores, estudiosas e estudiosos para discutir e difundir resultados de pesquisas produzidos sobre a emancipação social e cognitiva das mulheres. Tendo em vista que não existe justiça cognitiva se não houver justiça social, os escritos de Boaventura de Souza Santos afirmam que não há natureza humana assexuada. Há homens e mulheres e falar de natureza humana sem falar do patriarcado e da divisão sexual é ocultar que metade da humanidade é desconsiderada na sociedade. Neste sentido se as mulheres são discriminadas na tríade da opressão classe, raça e gênero, então as respostas devem ser considerada epistemologicamente. O GT tem como objetivo, discutir a cultura patriarcal sob suas diversas forma que modificam de acordo com o tempo, o lugar e os contextos históricos. Para descolonizar a ciência e o saber temos que despatriarcalizar a sociedade.



Data: 27/05/2015- 14:00 às 17:00h - 30 vagas – Local: UFRN- CCHLA- Setor II- Sala A4.      


GT 3- ESTUDOS ETNICOS, SABERES DA TRADIÇÃO E JUSTIÇA COGNITIVA.
                 
Coordenação: Joab Monteiro de Sousa (UFRN) Doutorando do PPGCS; Josael Jario Santos Lima (UFRN). Doutorando do PPGCS.

Enviar os resumos para: Joab Monteiro de Sousa (joabmt@hotmail.com); Josael Jario Santos Lima (josael.lima@gmail.com).

 EMENTA: Apesar da crescente visibilidade pública de processos de afirmação étnica dos mais diversos agrupamentos (indígenas, quilombolas, migrantes, etc..) munidos de reivindicações plurais e dos saberes da tradição que tem surgido como temáticas cada vez mais recorrentes no âmbito do senso comum e das humanidades, a apreensão científica hegemônica acerca de tais temas ainda encontra-se, lamentavelmente, subalternizada hierarquicamente em relação a outras pautas de pesquisa. Apreciações parciais e descomprometidas, já antigas, pertinentes à ciência moderna, ainda perduram legitimadas, entretanto, na atualidade, já se pode vislumbrar inovadas abordagens que contemplam os estudos étnicos e os saberes da tradição como questões a serem consideradas mais plenamente, sobretudo ao se posicionarem como resistência contra-hegemônica ao paradigma científico moderno. Este Grupo de Trabalho objetiva agregar trabalhos que analisam as diversas interfaces destes processos referentes às diversas configurações de etnicidade e de saberes da tradição, sobretudo aqueles que ilustram pesquisas comprometidas com a formação cidadã, a ampliação da justiça cognitiva e social e, consequentemente, com a emancipação social dos sujeitos envolvidos.


Data: 27/05/2015- 14:00 às 17:00h - 30 vagas – Local: UFRN- CCHLA- Setor II- Sala G4.      




GT 4- ORALIDADE, SABERES DA TRADIÇÃO E JUSTIÇA COGNITIVA.

Coordenação: Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo (UFRN) Doutorando do PPGCS - (Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais - UFRN); Clidenor Barreto da Silva Filho (UFRN). Doutorando do PPGCS.

Enviar os resumos para: Pingréwaoga B. A. Hadi Savadogo (savadogohadi@gmail.com). Clidenor Barreto da Silva Filho (cliderbsf@bol.com.br).

EMENTA: Embora tenha sido à base de todo o conhecimento da tradição, por séculos, a oralidade tornou-se invisível pela voz da ciência moderna que silenciou saberes e comprometeu tradições, praticando epistemicídios e injustiça cognitiva. Esse GT tem como objetivo tornar visível estudos, pesquisas e reflexões intelectuais que se contraponham a linha abissal da violência cognitiva, mostrem-se contra o desperdício da experiência, exercitem uma sociologia das emergências nos mais diversificados eixos temáticos das ciências sociais e afins, fazendo emergir a tradição, ciência do povo, a oralidade enquanto expressão cultural e a justiça cognitiva, ao trazer para as discussões do conhecimento científico, conhecimentos do senso comum e do autoconhecimento.


OFICINAS


27/05/2015 – 9: 00h às 11: 00h (20 vagas) – Local: Sala 403 do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - CCHLA

OFICINA 1: LINGUAGEM FOTOGRÁFICA.
Ministrante: Doutoranda: Ana Carmem Nascimento (anacarmemjornalismo@hotmail.com) (Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais - UFRN).
            

EMENTA: A câmera e a câmara. O ver e o observar. O enquadrar e o perceber. A produção de sentido com a prática social fotográfica e a análise/interpretação do significado dessa prática e dessa imagem. Algumas regras, funcionamento básico da máquina e a relação subjetividade/técnica na elaboração de (do que dizem ser) boas imagens. A quebra das expectativas, a suspensão dos juízos de valor e dos pré-conceitos. Diálogo sobre como transgredir limites técnicos, normativos e psicossocioculturais, criando-se assim outros conhecimentos imagético e fotográfico.


27/05/2015 – 14: 00h às 16: 00h (20 vagas) – Local: Cooperativa Cultural da UFRN.  Hall do Centro de Convivência da UFRN. 

OFICINA 2: REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
Ministrante - Mestranda: Anna Celina Alves Fernandes (annacelina1972@hotmail.com)
QUEM CONTA UM CONTO...
“Quando o coração da gente transborda, 
ele sai pela boca em forma de histórias”
                                                 (Ditado Etíope).
                                                                                                                    
EMENTA: É uma oficina criada para despertar o potencial criativo, aprimorar a capacidade de leitura, raciocínio, pesquisa e comunicação, tendo como material básico os contos tradicionais coletados por Câmara Cascudo. A metodologia surgiu em 2000 quando do início das atividades da TROTAMUNDOS CIA. DE ARTES, com pesquisa e atuação com a Oralidade Popular.


PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA

Data: 27/05/ 2015 - 19:30h – Auditório da Reitoria da UFRN   



MOMENTO MUSICAL 


Coordenação: Rodrigo Borges Lima Gouveia (Professor da Escola de Música da UFRN)


SESSÃO DE ABERTURA 


Magnífica Reitora – Professora Doutora ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ.
Diretor Científico do  Centro de Estudos Sociais (CES). Universidade de Coimbra - Professor Doutor  JOSÉ MANUEL PUREZA.
Diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – Professor Doutor Herculano Ricardo Campos.
Coordenador da Pós-Graduação em Ciências Sociais – Professor Doutor João Bosco de Araújo Costa.
Coordenadora do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais – Professora Doutora Vânia de Vasconcelos Gico.
                          
CONFERÊNCIA DE ABERTURA

“O QUE TEM O SUL A NOS DIZER SOBRE DIREITOS HUMANOS?"
Conferencista - Fernanda Frizzo Bragato (Professora Doutora - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS).

Coordenador da Mesa: Rosivaldo Toscano (Juiz Titular da 2ª Vara Criminal do Distrito da Zona Norte de Natal/RN. Professor Doutor - Escola da Magistratura do RN).




COMUNICAÇÕES ORAIS 



Data: 28/ 05/2015 – 9:00 às 12:00h – Local: Auditório da Reitoria da UFRN

Relator das Comunicações: João Paulo Dias (Diretor Executivo do Centro de Estudos Sociais - CES - Universidade de Coimbra). 
Comunicações: 20’ para cada participante - Debate no final.

Coordenação da Mesa - Vânia de Vasconcelos Gico (Coordenadora do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRN).

Dina Maria Martins Ferreira (Professora Doutora - Universidade Estadual do Ceará-UECE). Comunidade acadêmica e direitos do pesquisador: tensões na produção do conhecimento.

Fábio Fidelis de Oliveira (Centro Universitário do Rio de Grande do Norte - UNI-RN). A organização jurisdicional portuguesa quinhentista: reflexões sobre “universalismo europeu” na especificidade lusitana.

Mário Maia Falcão (Professor Doutor - Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA). História das ideias jurídicas no Brasil: caminhos institucionais da tradição humanista no século XX.

João Paulo Dias (Centro de Estudos Sociais -CES - Universidade de Coimbra). O papel de interface no Ministério Público em Portugal: da relevância à institucionalização de “novas” funções.

Data: 28/ 05/2015 – 14:00 às 17:00h – Programação livre.



Data: 29/ 05/2015 – 9:00 às 12:00h – Local: Auditório da Reitoria da UFRN.


Coordenação da Mesa: José Antônio Spinelli Lindoso (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRN).

José Manuel Pureza e António Casimiro Ferreira (Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra).  Neoliberalismo e resistência constitucional: impacto da crise europeia na garantia dos direitos sociais em Portugal.

Lenice Silveira Moreira Moura (Centro Universitário do Rio Grande do Norte - (UNI-RN). Dimensão antropolítica e antropoética do Direito: Dignidade humana, fraternidade e solidariedade ecológica.

Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo (Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais; Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRN); Denise Dias Barros

(Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais- PGCS-UFRN; Casa das Áfricas, SP). O desafio da diversidade religiosa e linguística na educação formal em Burquina Faso: modernidade estudantil, Direito Internacional e redes de suporte social.

Elida Lauris e Sara Araújo (Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra). Reforma global da justiça, pluriversalismo e legalidade subalterna: reflexões teóricas e empíricas a partir de uma ecologia de justiças no Brasil em Moçambique e em Portugal.



Data: 29/ 05/2015 – 14:00 às 17:00h – Programação livre



SESSÃO DE ENCERRAMENTO 

Data: 29/ 05/2015 – 19:30h – Local: Auditório da Reitoria da UFRN 



MOMENTO CULTURAL 


Coordenação: Anna Celina Alves Fernandes (Trotamundos Cia de Arte. Contadora de Histórias).                                       Beto Vieira - Contador de Histórias            
Dudu Campos e Vinícius D'Luca - Músicos

                           O espetáculo apresenta um trabalho chamado "Casa de Contos” uma coletânea de Contos da Literatura Oral, que traz no repertório, O Macaco e a Banana (A história do Macaco Vanderlei), A Sopa de Pedra e o Príncipe do Tirol, embalados por músicas executadas ao vivo.
                       

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO


"VIOLÊNCIAS SILENCIOSAS E DIREITOS SILENCIADOS: PARA ONDE VAI O NEOLIBERALISMO”?

Conferencista - José Manuel Pureza (Professor Doutor-Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra).

Coordenador da Mesa: José Willington Germano (Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor Doutor da Pós-Graduação em Ciências Sociais; Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação).

Data: 30/ 05/2015 – 9:00 às 12:00h – Local: Auditório da Reitoria do Centro Universitário do Rio Grande do Norte –UNI-RN. Rua Prefeita Eliane Barros, 2000 – Ti rol – Natal/RN- Fone 3215-2917.


MESA REDONDA


"DIREITOS, JUSTIÇA E CIDADANIA"

Expositores: José Manuel Pureza (Professor Doutor, Diretor Científico do Centro de Estudos Sociais – CES. Universidade de Coimbra); João Paulo Dias (Professor Doutor, Diretor Executivo do Centro de Estudos Sociais - CES. Universidade de Coimbra); Élida Lauris (Investigadora do Projeto Alice. Doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra).
Coordenadores da Mesa: Edinaldo Benício de Sá Júnior (Coordenador  da Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN); Walber Cunha Lima (Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN).


REUNIÃO ACADÊMICA (2) 

Data: 30 /05/ 2015 - 14:00h – Local: Espaço Luz - Centro Universitário do Rio Grande do Norte –UNI-RN. Rua Prefeita Eliane Barros, 2000 – Ti rol – Natal/RN- Fone 3215-2917.

RODA DE CONVERSA – TROCA DE EXPERIÊNCIA

Coordenação: Vânia de Vasconcelos Gico (Professora Doutora, Assessora para Assuntos Internacionais do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN); Coordenadora do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais- UFRN).

Expositores: José Manuel Pureza (Professor Doutor, Diretor Científico do Centro de Estudos Sociais – CES. Universidade de Coimbra); João Paulo Dias (Professor Doutor, Diretor Executivo do Centro de Estudos Sociais – CES -Universidade de Coimbra); Élida Lauris (Investigadora do Projeto Alice, Doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra).

Pauta: Reunião com Docentes e Discentes da Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), um dos mais conceituados do Rio Grande do Norte, único de uma instituição privada potiguar recomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para conhecer as experiências do Centro de Estudos Sociais (CES) e intercambiar conhecimentos. Apresentar outros Grupos de Estudo, Pesquisa e Pós-Graduação do UNI-RN, cujo objetivo é fortalecer o Intercâmbio Internacional entre o UNI-RN e o Centro de Estudos Sociais – (CES) da Universidade de Coimbra, celebrado desde 2006.  Em um segundo momento conhecer as experiências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), interessada em firmar protocolos de Convênio com o CES.


REUNIÃO ACADÊMICA (3) 

Data: 31 /05/ 2015 – 9:00 às 13:00h – Local: Sala de Reunião do Imirá Plaza Hotel.  Via Costeira, 4077 - Parque das Dunas, Natal – RN. Fone: (84) 4005-0505.


 RODA DE CONVERSA – TROCA DE EXPERIÊNCIA


Coordenação: Professor Doutor Rubens Maribondo do Nascimento (Coordenador Geral de Pós-Graduação da UFRN); Professor Doutor João Bosco de Araújo Costa (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN); Professora Doutora Vânia de Vasconcelos Gico (Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais – OBES - PGCS-UFRN).

Expositores: José Manuel Pureza (Professor Doutor, Diretor Científico do Centro de Estudos Sociais – CES. Universidade de Coimbra); João Paulo Dias (Professor Doutor, Diretor Executivo do Centro de Estudos Sociais – CES -Universidade de Coimbra); Élida Lauris (Investigadora do Projeto Alice, Doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra).

Pauta: Reunião com o Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (OBES) e Grupos de Estudo e Pesquisa do PGCS, para apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito das Linhas de Pesquisa do PGCS, visibilizar a historicidade do OBES, sua produção intelectual, que resultam nas teses, dissertações, livros e artigos publicados, ressaltando a importância do intercâmbio internacional com o CES, desde 2006. Perfilar ações resignificativas para o Intercâmbio, Doutorado Sanduíche em Co-Tutela, Publicações e Pós-Doutoramentos, em andamento, com orientações em parceria. Planejamento de Projetos, Missões de Estudo e Pesquisas Internacionais, que possibilitem os vínculos de investigadores/visitantes, CES/PPGCS-UFRN, possibilitando acordos a serem firmados com a CAPES e as Universidades envolvidas.  Essa Cooperação Internacional, viabilizará tanto à formação de recursos humanos de alto nível, quanto à mobilidade internacional, que poderá ser financiada também pelos editais que contemplem os acordos entre os países e as instituições participantes da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário