Evento

II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOCIEDADE, DIREITOS E JUSTIÇA COGNITIVA


O amor não tem que ser solene, mas vivido intensamente (Boaventura de Sousa Santos. Abertura do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul- 10 a 12 de Julho de 2014).

APRESENTAÇÃO

O II Colóquio Internacional Sociedade, Direitos e Justiça Cognitiva foi idealizado para divulgar e refletir coletivamente a produção intelectual de publicações conjuntas entre o Centro de Estudos Sociais, CES, da Universidade de Coimbra e o Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (OBES) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, visando fortalecer o intercâmbio intercultural entre as instituições, e incentivar uma produção científico-intelectual na perspectiva da descolonização das ideias, e do pensamento das epistemologias do sul, tendo como pressuposto teórico-metodológico repertórios intelectuais de autores clássicos e contemporâneos. Tem como público alvo Professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFRN, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Compartilhamos a premissa que só haverá justiça cognitiva, quando houver justiça social (Boaventura Santos). Essa é uma utopia possível, na esperança de um mundo melhor para se viver e para as próximas gerações, mas é preciso avançar na despatriarcalização da economia, pois como está alimenta o neoliberalismo; socializar o conhecimento, descolonizando as ideias, e validar o contexto sociocultural existencial Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul.

OBJETIVOS


  • Fortalecer o intercâmbio entre o Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais – OBES/ UFRN e o Centro de Estudos Sociais- CES da Universidade de Coimbra;



  • Divulgar a produção científica que perpassa pela exposição das ideias do Dossiê Sociedades, Direitos e Justiça Cognitiva número internacional da Revista CRONOS, reflexões epistemológicas do conhecimento entre os professores pesquisadores do CES/Universidade de Coimbra e OBES/PGCS/UFRN;



  • Possibilitar o acesso ao conhecimento do senso comum no interior da universidade, em especial nos seus grupos de pesquisa e estudos, ressaltando a importância dos movimentos sociais e das lutas políticas para a construção do conhecimento científico;

  • Dar visibilidade à produção científico-cultural dos investigadores e instituições envolvidas no evento, criando novas possibilidades de investigação em eixos temáticos transdisciplinares em conexão com um pensamento que pensa a sua própria construção. 



Atenção: os interessados em participar das oficinas e/ou submeter resumo à algum dos grupos de trabalho deverão, primeiramente se increver no evento pelo Sigaa. Clique no link abaixo e se inscreva: 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf

Após se inscreverem pelo Sigaa no "II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOCIEDADE, DIREITOS E JUSTIÇA COGNITIVA" aqueles que desejarem participar das oficinas deverão enviar para as ministrantes da atividade um e-mail (com nome completo, grau acadêmico, instituição e profissão) e solicitar a inscrição. E para os inscritos que se interessam em apresentar seus resumos nos grupos de trabalho devem submeter, por e-mail, os trabalhos (de acordo com as NORMAS ABNT 6023)  ao respectivo(a) coordenador(a) do GT.


Datas limites para:

Inscrição no evento: até 26 de maio de 2015

Enviar resumos para GT: até 25 de maio de 2015

Inscrição nas oficinas: até 26 de maio de 2015

Aceitação da proposta de resumo: até 26 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário